Avançar para o conteúdo principal

Professor Tajú, da Geração 8 de Março

            Professor Tajú, da Geração 8 de Março


Conhecida por Geração 8 de Marco, esta geração é constituída por moçambicanos que, enquanto jovens estudantes secundários ou do mesmo nível correspondente nas instituições técnicas, a partir de 1977, em apelo do governo chefiado pelo Presidente Samora Machel, interromperam os seus estudos e foram afectos nas diferentes áreas profissionais para suprir a falta de quadros, depois da saída massiva dos portugueses quando o país teve a sua independência nacional, em 25 de Junho de 1975.
Muitos jovens responderam positiva e entusiasticamente ao apelo do governo e abandonaram os seus sonhos (cursos) e aceitaram as várias missões que lhes foram indicadas como a educação para serem professores, a saúde, as forças de defesa e segurança para defender a integridade territorial, a agricultura, etc. Com uma breve preparação nos estabelecimentos criados para o efeito, estes jovens asseguraram a defesa e a reconstrução nacional e são eles que, hoje, ocupam muitos das responsabilidades profissionais de diferentes áreas como técnicos, chefes e políticos.
O professor Tajú foi um destes jovens que aceitou o chamamento para servir o país, interrompendo os seus estudos técnicos e se tornar professor de Desenho nas escolas secundárias.
Hoje, já adultos e assumindo muitas responsabilidades técnicas e políticas, criaram a Associação Geração 8 de Marco, para manter viva a chama patriótica em encontros periódicos onde se recordam dos tempos de sacrifícios, mas entusiásticos e conviver.
Nas fotos seguintes, pode se ver o Professor Tajú numa das sessões do encontro dos membros da Geração 8 de Marco.  



Taju ao lado do escritor Ungulani Ba Ka Khosa, membro da Geração 8 de Março












Aires Ai, ex-Ministro da Educação e ex-Primeiro Ministro, um dos participantes no encontro como membro da Geração 8 de Março.






































Mensagens populares deste blogue

Os professores da Escola Secundaria Noroeste 2

Os professores da Escola Secundaria Noroeste 2 Sem professores não há aulas. São, portanto, os professores, a parte fundamental desta Escola. O Professor Tajú, ciente da importância destes, focou-lhes a sua atenção, registando-os em imagens fotográficas, algumas das quais são abaixo apresentadas em diferentes momentos: profissionais, em convívio/diversão e relaxamento, o que constitui motivo muito importante para o desempenho satisfatório das suas actividades.     Prestando homenagem aos professores O convívio  é um belo e estimulante momento para a renovação de forças Professor Tajú em animada conversa com os colegas Um encontro feliz e estimulante na sala do Professor  Tajú    Profesor Taju em pose com os colegas na sua sala O convívio dos professores aumenta o auto-conhecimento, a motivação e o entusiasmo para o trabalho. ...

PROFESSOR TAJÚ E A ESCOLA NACIONAL DE ARTES VISUAIS

PROFESSOR TAJÚ E A ESCOLA NACIONAL DE ARTES VISUAIS Fachada frontal da ENAV na nova localização na Avenida de Bagamoio Uma, senão a única, instituição pública de ensino artístico-profissional do país é a Escola Nacional de Artes Visuais (ENAV), pertencente ao Ministério de Cultura e Turismo. Fundada em 1983 com o nome de Centro de Estudos Culturais, evoluiria para o actual formato como uma instituição artístico-profissional de nível médio, vocacionada para a formação de técnicos em Cerâmica, Artes Visuais, Artes Gráficas, Têxteis e Formação de Professores de Educação Visual para o ensino público. De tamanho (espaço), pequeno a ENAV é, porém, um gigante formador de muitos dos grandes artistas nacionais e internacionais, de técnicos profissionais nas diferentes áreas e fornecedor de professores competentes e motivados para as disciplinas de Desenho e Educação Visual e para outras áreas, muitos deles actuando como empreendedores. Com carácter profundamente interventivo, a EN...

FOTOS: EVENTOS, PROFESSORES, ESTUDANTES, ...

O repórter Tajú A imagem da Escola Secundaria Noroeste 2 está  a este professor: o Professor Tajú A Escola Secundária Noroeste 2 estará sempre associada ao nome de Professor Tajú, mesmo muito tempo depois da passagem dele à reforma, não só pelo tempo recorde que esteve nesta Escola, desde a sua fundação em 1979 até ao presente ano, 2017, em que, indubitavelmente, vai passar à aposentação, pelo marcante trabalho multidisciplinar extracurricular. Um autêntico activista escolar. Assumindo a Escola como sua segunda família, registou tudo e todos em imagens fotográficas: o edifício em todas as suas facetas, os eventos / cerimónias, as exposições por ele mesmo realizadas, as actividades desportistas, os ilustres visitantes, os professores e alunos em muitos momentos variados e seus membros de diferentes Direcções da Escola, as actividades de limpeza, etc. Sobre todos e tudo isto, o Professor Tajú tem um álbum fotográfico rico, um autêntico arquivo sobre a Escola Secun...