Avançar para o conteúdo principal

FOTOS: EVENTOS, PROFESSORES, ESTUDANTES, ...

O repórter Tajú


A imagem da Escola Secundaria Noroeste 2 está  a este professor: o Professor Tajú

A Escola Secundária Noroeste 2 estará sempre associada ao nome de Professor Tajú, mesmo muito tempo depois da passagem dele à reforma, não só pelo tempo recorde que esteve nesta Escola, desde a sua fundação em 1979 até ao presente ano, 2017, em que, indubitavelmente, vai passar à aposentação, pelo marcante trabalho multidisciplinar extracurricular. Um autêntico activista escolar.

Assumindo a Escola como sua segunda família, registou tudo e todos em imagens fotográficas: o edifício em todas as suas facetas, os eventos / cerimónias, as exposições por ele mesmo realizadas, as actividades desportistas, os ilustres visitantes, os professores e alunos em muitos momentos variados e seus membros de diferentes Direcções da Escola, as actividades de limpeza, etc. Sobre todos e tudo isto, o Professor Tajú tem um álbum fotográfico rico, um autêntico arquivo sobre a Escola Secundária Noroeste 2. Nesta página, apresentam-se algumas destas imagens fotográficas organizadas por temas.  

O painelista Professor Tajú


Uma instituição identifica-se também pelo seu nome estampado frontalmente e em qualquer outra parte do edifício. Outras partes do edifício merecem igualmente nomeações. É assim que o Professor Tajú chamou a si a responsabilidade de inscrever o nome da Escola e de outras partes, como a sua sala de aula, os nomes das mesmas. Esta actividade oferece-se como uma ocasião para um processo de ensino e aprendizagem, daí que sempre são envolvidos outros membros como é o caso dos professores e estudantes. E no fim, uma vez terminada a tarefa, em sinal de reconhecimento e estímulo e aprofundamento do processo de ensino e aprendizagem, a própria Direcção da Escola inaugura, em pompa e circunstância, o produto do trabalho colectivo.   
Veja-se a seguir, algumas das imagens em de inscrição do nome da Escola, palavras de ordem e outras palavras exaltantes.  



O ex-estudante do professor Tajú, Henrique (esq), ofereceu-se para ajudar o seu antigo inesquecível Professor



Um estudante inscrevendo a sua participação na obra






No dia da inauguração, o mestre Tajú, sobe as escadas e descobre aplaca com a escrita do nome da Escola





A Directora da Escola, Dra Maria Cristina, inaugura a obra, cortando a fita, sob o olhar atento do Mestre Tajú que supervisiona os serviços protocolares personalizados pela chefe da turma, Érica, de bandeja na mão.





A comunidade escolar aprecia a bela obra do seu colega Tajú.






Depois da inauguração da placa do nome da Escola, uma foto de recordação do grande momento







2. O Expositor Professor Tajú

Uma outra das muitas facetas dos serviços do Professor Tajú é a de expositor. Sistematicamente, organiza exposições onde são exibidas as suas obras sobre a sua pintura, os melhores trabalhos dos estudantes, as fotografias, os eventos, etc. O pretexto para tais cerimonias é variável. Pode ser o aniversario da Escola, uma data comemorativa, uma visita especial, etc. A sua preparação envolve os alunos que se sentem bastante estimulados por verem as suas obras expostas à comunidade escolar e de fora assim como dos seus ex-alunos que revevem os momentos exaltantes de convivio com seu Professor. 
As fotos seguintes são da exposição por ocasião de mais um aniversario da Escola. 







 Exposição pelo aniversario da Escola Secundária Noroeste 2 





 Sob a olhar controlador do Professor Tajú, alunos do Professor Tajú envolvem-se entusiasticamente na preparação da exposição.Mesmo os ex-estudantes, agora profissionais, oferecem-se com muito prazer, para dar a sua mão, matando as saudades da casa e do seu Professor.



A Directora da Escola, Maria Cristina, acompanhada pelo seu adjunto, inaugura a exposição, sob o protocolo do Professor Taju (de bata)  





"Uwa!, Que surpresa agradável", lê-se nos rostos destes dirigentes da Escola.





O Professor Taju explicando aos membros da Direcção da Escola





"Muito obrigado, Professor Taju", parece dizer a Directora da Escola, a dra Maria Cristina, olhando-o com visível alegria. 




 Professor Tajú dialogando durante a exposição como professor Djedje, Professor de Portugues. Os dois formam a dupla dos mais veteranos da Escola.  




Público apreciando a exposição, vendo-se as obras dos estudantes  


Um abraço de amizade e reconhecimento ao Professor Tajú   










A alta qualidade dos trabalhos expostos entusiasma o público  






A sala e na aula do Professor Tajú


O Professor Tajú é professor da disciplina de Educação Visual, antes denominada Desenho. Uma das características do Professor Tajú está associada ao seu espaço de trabalho (a sala de aula) que se distingue pela alta limpeza e organização, fruto do seu engajamento para educação cívica e estética dos seus estudantes. Desde as paredes e janelas em extrema limpeza pelos próprios alunos, às carteiras polidas regularmente e sem nenhum risco, ao chão sempre brilhante de constante vassourada e sem nenhum papelinho solto, ao mobiliário sempre completo e devidamente organizado, aos vidros sempre completos, ao quadro preto sempre limpo e fresco, ao material de ensino e aprendizagem sempre presente e elaborado por ele mesmo, etc., a sala do Professor Tajú foi sempre uma boa referência, mesmo nos tempos de grande escassez (décadas 70 e 80). Não era por capricho que o Professor Tajú foi sempre reticente na utilização deste seu espaço pois era fruto de muito esforço seu e dos seus alunos. Nesse tempo, os encontros importantes, principalmente os participados por visitantes ilustres, eram realizados na Sala do Professor Tajú. Como professor de educação estética, pode se assumir que muitos dos alunos assumiram e desenvolveram a qualidade artística a partir deste espaço. O ambiente de ensino e aprendizagem proporcionado neste ambiente e' bastante motivador para a um estado de espírito bem disposto, a boa disciplina e alta atenção dos estudantes. Mas para aceder a este espaço, tinha que se apresentar de forma repreensível: limpo até `as unhas, cabelo bem cortadinho e penteado, com todo o material necessário, etc.   






















Estudantes concentrados, em grupo, num projecto para o embelezamento da sala



A limpeza da sala e garantida pelos próprios alunos



Asocto da Sala com os materiais da disciplina de Educação Visual


Professor Taju com os alunos durante a arrumação da Sala



Estudantes em limpeza da Sala




Aspecto da Sala com os materiais de ensino elaborados pelo próprio Professor Taju

Material de ensino elaborado pelo próprio Professor Taju


A bela oficina (sala de aula) do Professor Taju'

Os eleitos para os órgãos da Escola






Professor Tajú, sozinho, concentrado e em plana activdade


O bom estado da Sala de Desenho/ Educação Visual estimula a concentração 




Material estimulante para a educação visual elaborado pelo próprio Professor Tajú





O Técnico Pedagógico Tajú

O ProfessorTajú é também um técnico pedagógico de reconhecido valor. É nesta qualidade que, variadas vezes, é convidado a realizar muitas outras actividades, sendo uma delas a de avaliação do próprio processo de ensino e aprendizagem. Nas fotos seguintes, o professor Tajú está participando na avaliação do livro escolar da disciplina de Educação Visual. Tratou-se de um verdadeiro retiro no Hotel Xisaka em Namaacha, onde se lhes providenciaram todas as condições na única condição de, decorridos os dias aprazados, sair um produto final de qualidade, o livro que serviria de instrumento fundamental para a aprendizagem dos alunos moçambicanos.  



















Aprendendo a trabalhar em equipa



Aliando a teoria (Geometria) e a prática

Aprendendo os bons hábitos de arrumar e conservar os meios de trabalho


Valorizando o trabalho manual e colectivo  




Responsabilizando-se individualmente no trabalho de equipa



Esforçando-se individualmente no trabalho em equipa

O trabalho manual bem organizado produz um bom estado emocional e vocacional




Trabalhando animadamente, bem e em equipa 

A alegria pela oportunidade de trabalhar pela beleza da Escola


Desenvolvendo espírito colectivo de trabalho e trabalho voluntário 





Responsabilizando pelo património colectivo 


Professor Tajú, o repórter dos grandes eventos escolares

Nesta Escola realizam-se muitos eventos desde os comemorativos como o Dia dos Professores, dias nacionais, Dia da Escola, visitas de personalidades ilustres à Escola, visitas de dirigentes superiores da Educação e do governo, festas de turma, aniversários, lições etc. São realizações que fazem partem vida escolar e que têm de permanecer registadas pois revelam e esclarecem a História desta Escola. O Professor Tajú, assumindo-se parte desta grande família profissional e ciente da importância desses eventos, possui um registo fotográfico de muitos destes eventos.










Os professores da Escola



Sem professores não há aulas. São, portanto, os professores, a parte fundamental desta Escola. O Professor Tajú, ciente da importância destes, focou-lhes a sua atenção, registando-os em imagens fotográficas, algumas das quais são abaixo apresentadas em diferentes momentos: profissionais, em convívio/diversão e relaxamento, o que constitui motivo muito importante para o desempenho satisfatório das suas actividades.    


Prestando homenagem aos professores



O convívio é um belo e estimulante momento para a renovação de forças




Professor Tajú em animada conversa com os colegas

















Um encontro feliz e estimulante na sala do Professor Tajú   



Profesor Taju em pose com os colegas na sua sala




O convívio dos professores aumenta o auto-conhecimento, a motivação e o entusiasmo para o trabalho.


A beleza e o valor do diálogo estampados nos rostos destes agentes da educação espelha o seu comprometimento 





























TAJÚ, O TREINADOR DE BÁSQUETEBOL DE EQUIPAS FEDERADAS

A actividade desportista do Professor Tajú estende-se como treinador de basquetebol de equipas federadas conceituadas de Moçambique. Preferencialmente, o Mister Tajú treina as camadas mais jovens (juvenis e juniores) e femininos, havendo já muitas conceituadas jogadoras nacionais produzidas pelo ele enquanto destas camadas inferiores.  Como treinador, já pertenceu às equipas de Estrela Vermelha, Maxaquene e outras.
Nas imagens seguintes, pode se ver o míster Tajú em acção


























































































PROFESSOR TAJÚ, O MÍSTER DO BASQUETEBOL ESCOLAR NA  NOROESTE 2

Na Escola, o Professor Tajú, paralelamente à sua actividade docente, a que leva de corpo e alma, desenvolve uma intensa actividade desportiva de treinador de basquetebol. Nesta qualidade, as equipas desta Escola, variavelmente, têm participado em muitos eventos desportivos e ganho títulos e troféus. Esta sua actividade desportista escolar fez com que se se descobrisse talentos que depois foram encaminhados para os clubes onde se tornaram verdadeiras estrelas nacionais e internacionais. As fotos seguintes ilustras esta sua actividade como treinador de basquetebol. 












































PROFESSOR TAJÚ, NAS TERRAS DE MANDELA, COMO TREINADOR DO MAXAQUENE

Na qualidade de treinador de basquetebol no clube de Maxaquene, o Professor Tajú integrou a comitiva da equipa de femininos que foi Joanesburgo, como convidada, para participar num torneio de equipas universitárias daquele país. Entre jogadoras, treinadores e dirigentes desportivos. Foi num estado de frio de rachar que a comitiva se fez a viagem, da qual se registaram fotograficamente os seguintes momentos.



















































Ilustres visitantes à Escola

Por muitas razoes, a Escola Secundaria Noroeste 2 recebe muitos visitantes ilustres, desde nacionais e internacionais, sem referir as usuais protagonizadas por dirigentes da própria educação em seus serviços normais. Deve-se observar que a figura de Professor Tajú é famosa além do muro desta Escola e isso constitui um pretexto para que se queira e se incentive visitas a esta Escola. E o Professor Tajú faz questão de registar graficamente esses momentos de que ele é normalmente parte integrante. Eis alguns registos dessas visitas de ilustres personalidades. 








A governadora da Cidade de Maputo (no centro) acompanhada pela Directora de Educação do distrito de Ka Maxaquene, dra Ivone Tivane

















O paisagista escolar Professor Tajú

O espaço escolar é um dos 3 elementos fundamentais para que se realiza o processo de ensino-aprendizagem. É constituído pelos edifícios que albergam as diferentes actividades duma escola. O Professor Tajú, com o seu olho artístico-arquitetónico, registou os espaços desta Escola nos seus variados ângulos, deixando-nos um registo de valor futurista. Esta sua acção constitui mais um argumento de quanto o Professor Tajú assume a Escola, a educação, como um valor vital para a formação do homem. Eis algumas destas imagens.   




























































































































                         Professor Tajú, da Geração 8 de Marco


Conhecida por Geração 8 de Marco, esta geração é constituída por moçambicanos que, enquanto jovens estudantes secundários ou do mesmo nível correspondente nas instituições técnicas, a partir de 1977, em apelo do governo chefiado pelo Presidente Samora Machel, interromperam os seus estudos e foram afectos nas diferentes áreas profissionais para suprir a falta de quadros, depois da saída massiva dos portugueses quando o país teve a sua independência nacional, em 25 de Junho de 1975.
Muitos jovens responderam positiva e entusiasticamente ao apelo do governo e abandonaram os seus sonhos (cursos) e aceitaram as várias missões que lhes foram indicadas como a educação para serem professores, a saúde, as forças de defesa e segurança para defender a integridade territorial, a agricultura, etc. Com uma breve preparação nos estabelecimentos criados para o efeito, estes jovens asseguraram a defesa e a reconstrução nacional e são eles que, hoje, ocupam muitos das responsabilidades profissionais de diferentes áreas como técnicos, chefes e políticos.
O professor Tajú foi um destes jovens que aceitou o chamamento para servir o país, interrompendo os seus estudos técnicos e se tornar professor de Desenho nas escolas secundárias.
Hoje, já adultos e assumindo muitas responsabilidades técnicas e políticas, criaram a Associação Geração 8 de Marco, para manter viva a chama patriótica em encontros periódicos onde se recordam dos tempos de sacrifícios, mas entusiásticos e conviver.
Nas fotos seguintes, pode se ver o Professor Tajú numa das sessões do encontro dos membros da Geração 8 de Marco.  



Taju ao lado do escritor Ungulani Ba Ka Khosa, membro da Geração 8 de Março












Aires Ai, ex-Ministro da Educação e ex-Primeiro Ministro, um dos participantes no encontro como membro da Geração 8 de Março.








































PROFESSOR TAJÚ, O PROMOTOR DO DESPORTO ENTRE A CAMADA DOCENTE

O professor Tajú estende a sua actividade junto dos colegas: professores e funcionários, promovendo a prática do exercício físico (ginástica e preparação física) e os jogos, principalmente o futebol salão e basquetebol. Nas imagens seguintes, pode se ver muita actividade desportiva na escola em que as professoras e professoras estão envolvidos.





































Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os professores da Escola Secundaria Noroeste 2

Os professores da Escola Secundaria Noroeste 2 Sem professores não há aulas. São, portanto, os professores, a parte fundamental desta Escola. O Professor Tajú, ciente da importância destes, focou-lhes a sua atenção, registando-os em imagens fotográficas, algumas das quais são abaixo apresentadas em diferentes momentos: profissionais, em convívio/diversão e relaxamento, o que constitui motivo muito importante para o desempenho satisfatório das suas actividades.     Prestando homenagem aos professores O convívio  é um belo e estimulante momento para a renovação de forças Professor Tajú em animada conversa com os colegas Um encontro feliz e estimulante na sala do Professor  Tajú    Profesor Taju em pose com os colegas na sua sala O convívio dos professores aumenta o auto-conhecimento, a motivação e o entusiasmo para o trabalho. ...

PROFESSOR TAJÚ E A ESCOLA NACIONAL DE ARTES VISUAIS

PROFESSOR TAJÚ E A ESCOLA NACIONAL DE ARTES VISUAIS Fachada frontal da ENAV na nova localização na Avenida de Bagamoio Uma, senão a única, instituição pública de ensino artístico-profissional do país é a Escola Nacional de Artes Visuais (ENAV), pertencente ao Ministério de Cultura e Turismo. Fundada em 1983 com o nome de Centro de Estudos Culturais, evoluiria para o actual formato como uma instituição artístico-profissional de nível médio, vocacionada para a formação de técnicos em Cerâmica, Artes Visuais, Artes Gráficas, Têxteis e Formação de Professores de Educação Visual para o ensino público. De tamanho (espaço), pequeno a ENAV é, porém, um gigante formador de muitos dos grandes artistas nacionais e internacionais, de técnicos profissionais nas diferentes áreas e fornecedor de professores competentes e motivados para as disciplinas de Desenho e Educação Visual e para outras áreas, muitos deles actuando como empreendedores. Com carácter profundamente interventivo, a EN...